sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O melhor disco



Todo cara que gosta muito de música já se perguntou pelo menos uma vez qual o melhor disco de todos os tempos? será que vale apelar? o melhor é o que você mais escutou ou pode ser outro?sobre essas dúvidas (consultem os universitários) é que venho falar.


A minha decisão é muito simples, o disco que escolhi é dos Engenheiros do Hawaii e chama-se "Gessinger, Licks & Maltz" foi lançado pela BMG em 1992.


As razões são muito simples: (I) O disco foi lançado com a pretensão de ser um disco de Rock progressivo, e traz um discurso muito inspirado sobre a contradição, um tema que me fascina. (II) musicalmente o discos trabalha com conceitos que àquela época eram muito pouco usados e trazendo linhas de baixo e baterias fascinantes além de uma guitarra muito elaborada. (III) foi o disco que mais esteve presente nas minhas horas angustiantes de adolescente. (IV) porque têm todos elementos de um grande disco de Rock, uma balada empolgante, solos de guitarra, músicas mais aceleradas mais calmas, letras polemicas e mal interpretadas, e por ai vai.

A letra que gerou maior polemica foi de chuva de containers que trazia assim "triste vocação a nossa elite burra / se empanturra de biscoito fino / somos todos nordestinos / passageiros clandestinos / dos destinos da nação / triste destino engolir sem mastigar / chuva de containers entertainers no ar / noir" saiu por ai que os caras eram contra o nordeste e por ai vai.

O disco não se resume a isso ai, é uma ótima obra com início meio e fim, num raro lapso de genialidade em uma década quase morta musicalmente.

Um comentário:

Unknown disse...

Não sei se dá pra dizer que esse album é o melhor... Talvez se vc tivesse problemas de insônia ou algo assim durante a adolescência esse disco realmente seria importantíssimo para o tratamento, rsrsrsrs.
Brincadeiras a parte, a obra dos Engenheiros merece lugar de destaque no rock nacional, mesmo pela longa história da banda, principalmente por ter se mantido bem durante todo esse tempo.
Parabéns pelo Blog, Marcelo!!!
Chico